quinta-feira, janeiro 12, 2012

O povo é sereno... Ou o complexo de mansidão bovina.



Ora bem... Isto de voltar aqui 4 anos volvidos é obra! E ainda mais depois de reparar que tinha este blogue desde 2006. O outro anterior estava num domínio brasileiro e como era necessário ser cliente da empresa que comprou a plataforma foi descontinuado e eu nunca mais consegui reaver os textos nele publicados. Cheguei a estar nos primeiros 350 blogues registados em Portugal. Na altura até havia um apontador com a lista de todos os blogues nacionais. A coisa parou a contagem ali pelos 800 e tal se bem me recordo. Decorria o ano de 2001...
Passados que são mais de 11 anos este Portugal que nos liga e nos fatiga está de mal a pior. Virmos à blogosfera dizer de nossa justiça e espetar aqui com os nossos estados de alma nunca fez mal a ninguém e calhando alguma criatura perdida até nos poderá dar a atenção necessária para que possamos continuar a enviar umas linhas com a regularidade e eficácia que se quer.
Este país não está bem. Eu não estou bem. Muitos não estão bem. Mas há alguma gente que está bem e a ganhar muito dinheiro com esta crise. É o nosso fado. A alta finança, os mercados, a banca mandam o país ao chão. Quem paga as dívidas? O fruto do trabalho traduzido em subsídios de Natal e de Férias aos trabalhadores do estado (sim porque os 50% do 13º de 2011 já foi à vida) e sobrecarregar os trabalhadores do privado com meia hora diária de trabalho gratuito, com menos 3 dias de férias e mais 4 feriados. Tudo junto e lá se vão 23 dias a mais de trabalho a mais no ano. Ou seja um mês grátis para o patrão.
País onde quem governa apenas se quer governar. Falhámos como povo. Elegemos pessoas que abdicaram de exercer a democracia dos votos pela autocracia de um trio que nos empresta dinheiro e que nos dita as regras como se eu fosse obter um empréstimo e alguma vez admitisse que o banco passasse a mandar na minha vida.
Tudo isto se aceita. Não vejo muita gente na rua. Não vejo os partidos na oposição a mexerem-se muito. A Jamaica europeia com 10 meses de Sol por ano e com  Invernos tropicais que cada vez mais trazem nórdicos a banhos está de costas voltadas para a Europa. Parece que não é nada connosco. 224 milhões de Euros a menos de compras neste Natal .Há nitidamente contração da economia. A austeridade asfixia a parca economia que por cá ainda vai sobrevivendo: o comércio. Mas o que é que interessa nisto tudo?
Que se mantenha as aparências que está tudo calmo que não se pie que se não tuja nem muja. O Estado securitário e autoritário está em pleno crescimento.
Espera-se então que os chocalhos e os cornos que nos metem em cima sejam tão pesados que nos ajoelhemos eternamente. O povo é sereno...

Sem comentários: