sexta-feira, março 23, 2012

Polícia de Choque Notícioso


Então a Polícia de Choque bateu nos jornalistas? É pá! Não há direito! Fogo! Então quer dizer que houve coça da grossa? E houve direito a 6 pontos na cabeça e tudo. Bestial! Quem é amiguinho do jornalistasinho quem é? Cutxi, cutxi! Anda cá ao pai que eu ensino a quem é que deves andar a tirar fotografias e a filmar. Anda cá ao sô polícia que eu digo-te o que é liberdade. Vá que eu ensino-te de quem é que são as ruas!
Como normalmente a coisa mole em que se tornou o jornalismo e os seus "profissionais" executantes deixaram ter a liberdade condicionada nas redacções agora parece que também a começam a ter nas ruas. Pois é amiguitos; então não gostam de ser cães de fila do patronato que vos paga, do grupinho económico que vos emprega do governo que vos cala? Agora se calhar é tarde para refilarem. Apanharam no corpinho foi? É para saberem o que dói.
Mas a nossa querida policiasita não se ficou por aqui. Repare-se no requinte do comunicado à imprensa:

"PSP vai averiguar os incidentes entre as forças policiais e os jornalistas que esta quinta-feira ficaram feridos, para «verificar a legalidade dos atos que as fotos demonstram», apelando à sua «correta identificação» durante as manifestações."

Atenção ao pormenor: apelar para que os jorninhas andem correctamente identificados. Assim de repente estou a lembrar-me de usarem uma sirene na cabeça, um vestidinho de lantejoulas ou umas orelhas de burro florescentes em tamanho gigante.

"Em comunicado citado pela Lusa, a Direção Nacional da PSP afirma que «tem feito com a antecedência necessária diversos apelos aos órgãos de comunicação social (...) para a necessidade de [os jornalistas] se identificarem, colocando-se sempre do lado da barreira policial que os separa dos manifestantes em geral»."

Claro que sim. Coloquem-se sempre do lado da barreira policial. Eu até sugiro usarem coletes daqueles amarelinhos se for conivente com as políticas do estado e daqueles rosinhas se for de sexualidade sensível e a todos eles quem sabe um açaime e uma trela dourada com um chip de localização via satélite.

"«Continuamos a verificar que tal não aconteceu nas manifestações levadas a efeito no dia de hoje e lamentavelmente tivemos necessidade de usar a força pública, num contexto de arremesso de cadeiras, pedras e outros objetos contra as forças policiais, que acabaram por originar ferimentos nos nossos agentes»"

Arremessas uma cadeira? Onde é que há um jorninhas para a gente arraiar porrada? Ficaram agentes feridos? Coitados pá! Não se justifica. Jornalistas a levarem pontinhos no hospital, mulheres no chão a levarem porrada da polícia, turistas e tudo o que se mexe-se a serem malhados e feriram policiasitos? Era convocar já o Estado de Sítio e o Recolher Obrigatório.

"No entanto, a PSP, que faz acompanhar a nota com duas fotos em que se vê um agente policial a dar uma bastonada numa fotojornalista da AFP, diz que vai proceder a «averiguações (...) tendentes a verificar a legalidade dos atos que as fotos demonstram», acrescentando que isso «será feito no mais curto intervalo temporal»."

Atenção à coisa! "Tendentes a verificar a legalidade"! Eles é que se vão substituir à Justiça e vão "verificar a legalidade dos actos" e depois o pormenor de ouro, a cerejinha no topo deste belo bolinho: "dos actos que as fotos demonstram"! As fotos mostram? A sério? Os polícias afinal são equipados de série com 2 olhinhos.
Estou tão feliz! Ainda bem que os têm porque se com eles ainda assim acertam em jornalistas o que mais fariam se os não tivessem.

"A PSP reitera ainda «a necessidade da correta identificação de todos os jornalistas e da sua devida colocação no terreno para que este tipo de situações não se volte a repetir»."

Entenderam o recado? Para a próxima ou usas lantejoulas e uma trela dourada aqui do lado da barreira policial ou repete-se a dose! É o chamado choque noticioso...

Sem comentários: