quinta-feira, abril 26, 2012

TDT - fim ao direito de ver televisão por antena

Tudo mudou e tudo ficou pior.
Depois do dia da Liberdade, 26 de Abril fica para a história como o dia do início do fim da televisão por antena em Portugal.
Mudou a tecnologia de emissão do sinal analógico para o digital. Possibilidade de melhor imagem (alta definição e ecrâ panorâmico), de melhor som (dolby 5.1 e multi-línguas), de melhor informação anexa ao sinal (teletexto 2.0, bidirecionalidade, legendagem adicional...), melhor sinal (permite o sinal sempre estável sem a tradicional chuva e rede de distribuição optimizada MFN "multifrequência"), mais quantidade de canais (cada canal no digital permite até 9 canais por frequência), mais meios disponíveis (disponibilidade de canais de rádio) e tudo isto com a TDT.
Quase todos os países abarcaram quase todos estes benefícios tecnológicos. Em Espanha, Itália, França... e até Croácia o número de canais por antena disparou e melhorou a cobertura do sinal televisivo com a adição ainda de muitos serviços inovadores (em Espanha por exemplo até já se testa televisão a 3 dimensões).
Com a advento de mais canais disparou a produção nacional de conteúdos em todos esses países e maior variedade de programação: mais informação, mais entretenimento, mais documentários, mais filmes, mais música, mais divulgação de serviço público.
Por cá é o descalabro. Custa-me falar de TDT porque o tema é tão vasto mas ao mesmo tempo reduz-se a isto: a Anacom (incluindo a ERC) tudo fez para que as pretensões da operadora da rede TDT em Portugal a PT conseguisse boicotar a transição da população par uma nova tecnologia com melhor sinal , cobertura e mais canais, isto tudo com a atitude completamente conivente e lamentável da RTP, SIC e TVI.
Se ontem foi o dia da Liberdade hoje ficará na história como a data simbólica não só do fim da televisão analógica em Portugal como também do mais que provável fim da TDT no nosso país.
Eu juro que queria fazer todo este texto de forma irónica e gozar com toda este lamaçal promovido pela mais tenebrosa aliança dos últimos tempos feita entre a Anacom que devia ser o regulador e PT que devia ser o regulado. Tudo fizeram nas barbas da sociedade civil para que todo o processo fosse "asséptico e limpo" mas nos bastidores preparavam isso sim a maior adesão em massa aos serviços de televisão paga registada na Europa nos últimos anos. A tv paga segundo números da própria Anacom chega já a mais de 70% da população portuguesa. Um dos países mais pobres da Europa com a uma das amiores taxas de penetração de televisão por subscrição. A meo, a empresa da PT em pouco mais de 1 ano atingiu 35% da quota de tv paga no nosso país. Nunca foi confrontada pelas autoridades com o benefício que estava a ter na plataforma paga em forte desfavor da plataforma da TDT. Aliás foi sim benefeciada ao por exemplo ter desistido da TDT paga que estava obrigada também a implementar e que acabou por desistir sendo ainda beneficiada adicionalmente com a devolução de milhões de euros do depósito legal para ter a licença de TDT paga.
Tudo isto é triste. Tudo isto se passou nas nossas barbas. O BE e o PCP ainda deram algum sinal de interesse mas a TDT irá provavelmente morrer assim como morreu a DVB (rádio digital), a Onda Curta e a quase moribunda AM. O direito a ver e a ter mais pluralidade de canais como em TODOS os países da Europa e mesmo do mundo (países como Marrocos, Argélia e Sérvia têm mais canais que nós) está definitivamente comprometido. Nem sequer se fala de televisões locais e regionais. Todo o processo tentou ser discreto e fugidio para que ninguém se apercebesse realmente da verdadeira potencialidade   importância duma plataforma de teleisãoo deste tipo tinha quer para a pluralidade quer para a própria democracia. A RTP é de longe o mais lamentável operador público de televisão da Europa tendo-se ausentado completamente de um dever que lhe é inerente pelo serviço público que é "possuidora".
A população mais empobrecida e sem dinheiro para ter acesso quer a um descodificador ou novo televisor ou em casos de não cobertura a um equipamento via satélite vê-se obrigada a desistir de ver tv. Tudo nos estão a tirar até o direito a ver televisão por antena sem ter que andar a pagar a uma empresa de tv por subscrição.
Tudo mudou e tudo ficou pior.

Sem comentários: